Bem vindo ao blog da UCAM Tijuca

  • Aluno publica artigo e se torna referência para alunos de outras universidades


    O aluno de jornalismo do campus tijuca, Antonio Jordão Netto , publicou o artigo “Virtualização do Cotidiano”, usado como fonte de conhecimento e estudo para alunos da UFRJ. O artigo fala sobre como nosso dia a dia passou a ser cada vez mais virtual; a relação interpessoal cada vez mais é feita entre computadores.
    Netto conta que percebeu a importância do tema no fim de 2009, ao ser questionado via MSN por uma amiga o porquê do seu sumiço, Antônio Netto começou a pensar em torno dessa pergunta: Era só fazer uma visita ou uma ligação que a amiga o acharia. Mas não, se ele não está conectado nas redes sociais, é considerado sumido. E chegou a seguinte conclusão: “A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e começa a moldar nossos gostos e costumes, a forma com que nos vestimos, conversamos, etc. É a Virtualização do Cotidiano”. Tomado por esse estímulo mais os conhecimentos adquiridos na disciplina “Internet e Comunicação”, ele foi levado a escrever o artigo.Para sua satisfação, seu artigo, está sendo utilizado em um programa de inclusão digital da UFRJ. E hoje, é um dos mais acessados do site. Mas para que isso acontecesse, foi preciso que o aluno tivesse o texto aprovado primeiramente pelo professor da disciplina, Sandro Tebaldi e logo depois, que tivesse ele publicado. Para isso, mandou o mesmo como sugestão para o Boletim Comunitário. Prontamente aceito, seu pensamento revelado em forma de artigo, pode rodar a rede e ser utilizado como fonte de conhecimento e estudo para uma instituição renomada como a UFRJ. “Já tenho outro artigo sobre um tema semelhante ao deste, pronto pra ser digitado. Espero que, em breve, possa lhes enviar novamente um link de artigo ou notícia.”
    Como estágiário da própria UCAM, ressalta a importância de atividades complementares paralelas a sala de aula.
    Uma boa formação profissional começa dentro dos muros da universidade. A base da profissão escolhida não é somente as anotações e matérias ditadas pelo professor. É parte integrante do nosso currículo estudantil, os trabalhos de extensão e, mais ainda, o estágio. Dentro do campus Tijuca, temos exemplos de alunos e futuros profissionais que seguem a cartilha do bom aprendiz: estudo, portifólio e estágio.
    O aluno de Comunicação Social, Antônio Jordão Netto, do 8º período, estagiário do Boletim Comunitário é um desses bons aprendizes. Ao começar o estágio no Boletim, com remuneração de uma bolsa de 100% na faculdade, sua tarefa era escrever matérias mediante releases. Com o tempo e empenho, seu trabalho ganhou força e maiores proporções. Ele ficou responsável de cobrir eventos importantes, fazer entrevistas, fotografar, propor pautas e criar matérias. “Por necessidade, eu aprendi a utilizar softwares e ferramentas do provedor e do site. Hoje, eu mesmo faço e posto as matérias, edito o conteúdo e as fotos, atualizo o Twitter, proponho enquetes, pautas, entrevistas, temas para a Coluna "Em Discussão”, diz Netto. Embora seu foco fosse a publicidade, o aluno não titubeou e aceitou encarar o desafio de enveredar pelo Jornalismo. Por causa desse estágio, ele teve que antecipar sua habilitação em jornalismo, porém, em breve quer ter o diploma das duas habilitações em mãos. Está aí um exemplo de como a universidade tem o poder de trilhar nossos caminhos.

0 comentários:

Leave a Reply

UCAM TV

Atualizações diárias no seu email

Siga-nos também em:

Seguidores