Bem vindo ao blog da UCAM Tijuca

  • Abertura da Exposição "O Caminho para a Igualdade"



    O mês de Setembro começou agitado no campus Tijuca. Dia 2, quinta feira, aconteceu a abertura da exposição “O caminho para a igualdade: como as mulheres americanas ganharam o direito de votar”. Para falar um pouco acerca do tema e fazer a abertura oficial da exposição, que conta com cartazes fotográficos e explicativos sobre a história do voto da mulher nos EUA, recebemos a Diplomata Sra. Heide Arola, chefe de diplomacia pública do consulado dos Estados Unidos da América.
    Através da exposição, em cartaz no auditório do campus, é possível perceber todo o processo percorrido pelas mulheres americanas na luta pelo direito de participação no processo democrático. O movimento de independência das mulheres começou em 1848, com a Convenção dos Direitos da Mulher e culminou com a lei, em 1920, que dava direito ao voto para todas as cidadãs americanas. Sendo assim, “o direito de votar dos cidadãos dos Estados Unidos não deverá ser negado ou reduzido pelos Estados Unidos ou por qualquer estado por conta do sexo”

    A Diplomata lembrou aos presentes, que três episódios foram importantes no processo de emancipação feminina. São eles: O direito ao voto, a volta do movimento feminista na década de 50 e a revolução sexual feminina da década de 60/70. Esses três movimentos, liderados e fervorosamente levados adiante pela classe feminina, foram de extrema importância para que a mulher deixasse de viver em um mundo dominado político e ideologicamente pelo sexo masculino. “A lição do movimento sufragista é que, apesar da oposição poderosa e bem fundamentada, repetidos fracassos, três gerações de mulheres e homens que apoiavam a causa, mantiveram sua visão de mudança democrática e não violenta, até que ganhassem seu privilégio. Sua coragem e determinação na realização de seu sonho continuaram como fonte de inspiração para todos que anseiam por liberdade política e se opõe a qualquer tipo de discriminação” – concluiu a diplomata.

0 comentários:

Leave a Reply

UCAM TV

Atualizações diárias no seu email

Siga-nos também em:

Seguidores